quarta-feira, 31 de agosto de 2011

artigo

Fahion

Onde estão os estilistas de todas as épocas que até agora não se interessaram em vestir as velhinhas? Porque só as garotas estupidamente perfeitas se exibem na passarela? É impressionante o numero de mulheres que não se permitem envelhecer. Elas seguem a tendência da moda que há muito não é mais pra elas. Acompanhar a moda exige as medidas certas de um corpo sempre jovem, malhado e firme, mas que fazer com as rugas e a flacidez? Eu não! Quero a reta do envelhecer usando moda, a moda que não está nas passarelas de nenhum Fashion Show ao redor do mundo.

Quando eu era adolescente, cintura fina, tudo caia bem! Depois de casada veio a primeira gravidez e o problema começou. Só mesmo minha mãe costureira podia fazer meus vestidos e a gente mesma os desenhava. Vieram outros filhos e meu corpo sem os recursos de uma academia nunca mais foi o mesmo. Minha vida foi um sem parar continuo cuidando das crianças e da casa.
Sem que eu me desse conta os anos me fizeram velha. Quero me vestir com as cores de quem é feliz. Mas, onde encontrar um departamento especializado em moda para senhoras quando chegamos aos 80? Enquanto a medicina se propõe a prolongar nosso ciclo de vida, onde estão os estilistas que nada fazem para acompanhar a transformação do corpo da mulher e vesti-las com a mesma elegância de seus verdes anos? Eles se esquecem que a vaidade é extrínseca a natureza da mulher, não importa condição social, raça ou idade.

Porque só nos oferecem cores neutras, sem nenhuma expressão de alegria? Da mesma forma que procuro por cremes apropriados ao meu tipo de pele, cuido da saúde e do bem estar, fico frustrada quando se trata de comprar roupa ou sapatos. As vendedoras me olham com desdém, sabem que nada vai dar certo e de nada vou gostar. As confecções não estão preocupadas com as medidas diferenciadas de uma pessoa idosa. Que dizer dos sapatos? Meus pés já não são os mesmos depois de tão longa caminhada. Procuro sapatos confortáveis, mas com certa elegância. Novamente os sapatos são desenhados para a classe jovem e dominadora.

Quando pouco a pouco, esquecidas nos bastidores da moda só nos resta o recolhimento entre as flores do jardim e a poltrona que nos espera para uma leitura.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Envelhecer

Esquecer é sinônimo de envelhecer?

O jovem pode esquecer, acontece dizem eles. Se mamãe esquece, oh mãe você está ficando velha!
Uma das coisas que mais me incomoda é esquecer. Esquecer nomes das pessoas, esquecer coisas banais, esquecer uma palavra...
Anoto tudo, não mais em pedaços de papel, aprendi que é bem melhor anotar num caderno para mais tarde rever e rir de mim mesma. De pequena minha agenda passou a ser grande para caber tudo, tudo tem que ser escrito para não esquecer.
Compras em supermercado se esquecer a lista sempre fica faltando o que mais preciso. Tomar remédio é uma lástima, melhoro um pouco e já não me lembro mais deles.
Morando sozinha tenho que me policiar ao extremo. Fechar portas e janelas, ligar o alarme, por Igor pra fora, checar o fogão e o computador, tudo em seqüência antes de sair. E a bolsa? Se trocar de bolsa, passar tudo, de uma pra outra! Que dizer de chaves, óculos de sol, sombrinhas e agora a bengala?
Manter todas as coisas em seus devidos lugares, eis o segredo de sempre achar o que procura e para não esquecer onde estão as regras? Há lembranças que me castigam e me perseguem, essas eu gostaria de esquecer, mas elas vão e voltam sem o meu consentimento.
Por outro lado há lugares, fatos e acontecimentos que se fixaram e continuam a brilhar na minha mente. Fazendo parte do meu álbum de memórias é para onde vou nos momentos de reflexão.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Envelhecer

Compartilhe



Mãos

Olho para as minhas mãos, há muito elas perderam a textura e a leveza da mocidade. Elas performam como sempre o fizeram, porém em rítmo mais lento ou cuidadoso. As manchas afloraram sem pedir licença e as rugas passaram a dominar em todas as direções.

Olho para as minhas mãos e não as conheço mais, apenas a sensibilidade do toque permanece. Elas mostram com uma autenticidade incrivel e impiedosa a soma dos anos já vividos. Minhas mãos ainda não tremem, capazes de escrever, cuidar e cozinhar, eu me orgulho delas. Aos 81 anos que poderia eu ter feito para preservá-las?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

entrevista

Parte 1 - http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124,28,208818




Parte 2 - http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124,28,208822



Parte 3 - http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124,28,208823

Esses são os links pra você assistir a entrevista de "Voo livre" no canal REDE TV, no programa Manhã Maior.